Geo-Rio entrega mais duas obras de contenção de encosta na Rocinha

• Geo-Rio entrega mais duas obras de contenção de encosta na Rocinha
Publicado em 04/08/2022 - 08:08  |  Atualizado em 09/01/2023 - 14:24
No Beco 199, as equipes construíram duas cortinas ancoradas para conter a encosta - Prefeitura do Rio

A Geo-Rio entregou mais duas obras de contenção e drenagem na comunidade da Rocinha, na Zona Sul do Rio. As duas intervenções foram concluídas na Estrada da Gávea nº 199, mais conhecido como Beco 199 e a contenção do Campo da Vila Verde.

No Beco 199, as equipes construíram duas cortinas ancoradas que servem para conter a encosta, e um revestimento de talude que tem o objetivo de proteger a superfície de maciços e, assim, evitar deslizamentos. Além disso, foi feito todo o sistema de drenagem na canaleta de águas pluviais e um muro chumbado na rocha.

A Fundação também finalizou a obra de contenção no Campo da Vila Verde, onde foi feita uma cortina ancorada. Na próxima semana a Rio-Urbe dará início às obras de revitalização do campo de futebol de grama sintética. Além da implantação de nova grama sintética e contrapiso, será feita a pintura das marcações do campo de futebol em uma área de 880m².

A Rio-Urbe realizará a reestruturação do alambrado existente no entorno do campo com pintura, a implantação de uma nova rede sobre o campo, novas balizas, redes nos gols e a instalação de canaletas de drenagem nas cabeceiras. O Campo da Vila Verde vai ganhar também um banco de concreto com 12m de extensão e o acesso ao local será em concreto.

Mais de três mil pessoas beneficiadas na Rocinha

Desde o início de 2021, a Geo-Rio vem atuando em diversas obras na cidade e só na Rocinha já totaliza sete importantes obras que beneficiam mais de três mil pessoas na comunidade. Já foram feitas intervenções nas localidades conhecidas como Roupa Suja, Vila Cruzado, Laboriaux, entre outras.

As equipes ainda atuam na comunidade com obras de contenção na Estrada da Gávea 306 e rua Elizete Maria dos Santos, mais conhecidas como Portão Vermelho. Essas intervenções serão entregues no primeiro semestre de 2023.

Em 18 meses, mais de 50 obras de contenção de encostas

A Fundação vem atuando em toda cidade com mais de 40 obras. Desde o início da atual gestão, a Geo-Rio recebeu um investimento de R$ 100 milhões para atuar em pontos estratégicos e preventivos, trazendo mais segurança para os moradores do Rio.  As mais de 50 obras entregues desde o ano passado já beneficiaram cerca de 250 mil pessoas.

Responsável pelo gerenciamento do programa de proteção de encostas e áreas de risco geotécnico da cidade, a Geo-Rio vem realizando obras de contenção e drenagem de taludes na cidade.