Geo-Rio realiza obras de contenção na Estrada Grajaú-Jacarepaguá

• Geo-Rio realiza obras de contenção na Estrada Grajaú-Jacarepaguá
Publicado em 16/06/2023 - 11:46  |  Atualizado em 16/02/2024 - 16:01
Geo-Rio realiza obras de contenção na Estrada Grajaú-Jacarepaguá. KM 3 foi um dos pontos contemplados. - Prefeitura do Rio

Uma das vias de maior fluxo da cidade do Rio, a Estrada Grajaú-Jacarepaguá, entre as zonas norte e oeste, recebeu obras de contenção da Fundação Instituto de Geotécnica, a Geo-Rio, em diferentes ponto. Duas grandes obras foram executadas na via, uma na altura do quilômetro 3, no bairro do Engenho Novo, e outra na altura do km 6, na Freguesia. Foram realizados, em ambos locais, serviços de cortina ancorada, técnica de solo grampeado, muro com contrafortes, além de canaletas e degraus para melhor escoamento da água da chuva. Intervenções pontuais aconteceram também no km 0,5 e 1. Em outubro de 2022 foi entregue para os cariocas outra obra na altura do km 6. Os investimentos realizados pela Prefeitura do Rio chegaram a R$ 10 milhões.

Mais de 100 frentes obras de contenção de encostas entregues

A Geo-Rio vem atuando em toda a cidade com mais de 30 frentes de obras de contenção e drenagem. Desde o início da atual gestão, o órgão recebeu investimentos que ultrapassam R$ 150 milhões para trabalhar em pontos estratégicos e preventivos, e trazer mais segurança para a população carioca. Foram entregues mais de 100 frentes de obras desde 2021, em diversas regiões da cidade suscetíveis a riscos geológico-geotécnicos.

Além das obras, que são medidas estruturantes, foram realizados ainda estudos, investigações geotécnicas e a manutenção dos Sistemas Alerta Rio e Alarme Sonoro, que trazem mais resiliência para a toda a cidade.