• Encostas mais seguras: Geo-Rio entrega obras na Rocinha, Cascadura, Penha e Rio Comprido
Publicado em 29/02/2024 - 11:40  |  Atualizado
A Geo-Rio realizou obras na Rua Dioneia, na altura do nº 374, na Rocinha - Divulgação

A Prefeitura do Rio, por meio da Fundação Geo-Rio, concluiu mais quatro obras de contenção em diferentes localidades da cidade. Os serviços foram realizados na comunidade da Rocinha, Cascadura, Penha e Rio Comprido. Somados, os investimentos ultrapassaram R$ 5 milhões. As melhorias incluíram a construção de cortinas ancoradas, viga estaqueada, concreto projetado e canaleta de drenagem para captação de água da chuva.

Para dar maior estabilidade a uma encosta na Rua Dioneia, na altura do nº 374, na Rocinha, a Geo-Rio realizou a construção de uma cortina ancorada, outra atirantada e viga estaqueada. O talude recebeu, também, grelha de concreto armado e sistema de drenagem com caixa de passagem e canaleta para melhorar o escoamento de água da chuva no local. Por fim, o barranco ganhou revestimento em concreto projetado.

A Geo-Rio, que é referência mundial em soluções geotécnicas, também realizou intervenções na Escola Municipal de Azevedo Jr., em Cascadura. O escopo da obra incluiu cortina ancorada, muro atirantado e pavimentação do passeio com concreto. A Rua do Sossego, no Morro do Caracol, na Penha, também foi contemplada. Além de viga estaqueada, as equipes da Geo-Rio fizeram a construção de uma cortina ancorada com guarda-corpo e estabilizaram a encosta com concreto projetado.

A Rua do Sossego, no Morro do Caracol, na Penha, também foi contemplada pela Geo-Rio – Divulgação

Outro local que recebeu os cuidados da Fundação Geo-Rio foi a Rua Cândido de Oliveira, no Rio Comprido. O muro da via ganhou uma cortina ancorada, solo grampeado em concreto projetado e viga estaqueada.

Investimentos da Geo-Rio

A Geo-Rio vem recebendo grande investimento para obras e mitigação de risco em encostas da cidade. Desde 2021, a Fundação realizou mais de 150 obras com investimento oriundos de recursos próprios, de cerca de R$ 215 milhões.

No ano passado, a Geo-Rio realizou importantes intervenções no paredão rochoso próximo à Creche Municipal Professora Jurema Gomes Sampaio Delfim, em Costa Barros, e na Escola Municipal Azevedo Júnior, em Cascadura. Seguem em andamento serviços para redução de riscos em todas as regiões da cidade, incluindo a Avenida Niemeyer, na Zona Sul, Estrada da Grota Funda, em Guaratiba, Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá e a Ladeira dos Guararapes, no Cosme Velho.

A GEO-RIO é uma Fundação,  vinculada a Secretaria Municipal de Infraestrutura, responsável pela gestão do risco geológico-geotécnico, realizando intervenções públicas, licenciando e fiscalizando obras particulares e exploração mineral, com foco na segurança dos cidadãos do Município do Rio de Janeiro.

• ENDEREÇO DO ÓRGÃO:
    Campo de São Cristóvão, 268 – 1º e 3º andares
    São Cristóvão, Rio de Janeiro/RJ CEP: 20.921-440
    Tel. (21) 3878-7878

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

E-MAIL PARA CONTATO

georiogab@gmail.com

ascominfraestrutura.rio@gmail.com

• DÚVIDAS, SERVIÇOS, INFORMAÇÕES OU DENÚNCIAS:
    ligue 1746 ou (21) 3460-1746, quando estiver em uma Cidade com o código de área diferente do 21.

PORTAL:
    www.1746.rio