Publicado em 21/12/2022 - 14:21  |  Atualizado em 22/12/2022 - 16:52

Em 11 de janeiro de 1966, a manchete de O Globo não deixava  dúvidas  sobre  a  dimensão  da  tragédia  que  se abatera  sobre  a  cidade  do  Rio  de  Janeiro.  “Dezenas de  mortes  no  maior  temporal  de  todos  os  tempos”, noticiava  o  jornal.

A  criação  do  Instituto  de  Geotécnica  –  denominação inicial  da  futura  Geo-Rio  –  foi  uma  das  respostas governamentais  ao  desafio  de  atacar  de  frente  as condições de risco vividas por milhares de pessoas que moravam nas encostas, ou perto delas.

A Geotécnica, como o Instituto passaria a ser chamado pelos cariocas, foi criada em 12 de maio de 1966, por meio do Decreto 609 do Governador Francisco Negrão de Lima, do Estado de Guanabara

O Decreto Municipal 11.572 de 03 de Novembro de 1992 que entrou em vigor em, 22 de dezembro de 1992 transformou Diretoria de Geotécnica em Fundação Instituto de Geotécnica – GEO-RIO.

Desde a criação do Órgão, o corpo técnico formado por engenheiros e geólogos realiza vistorias e define as obras necessárias para garantir a segurança da população. Para auxiliar nesta tarefa a GEO-RIO implementou, em 1996, o sistema Alerta Rio, que mantém 33 estações pluviométricas espalhadas pela cidade para monitorar as chuvas. A partir da análise das condições meteorológicas, o sistema emite alertas em casos de possibilidade de escorregamento. Esses alertas são divulgados à população por meio da imprensa e aos órgãos municipais responsáveis pela retirada das famílias dos locais e outras ações preventivas.

O pioneirismo mundial deste órgão público, aliado ao conhecimento e ao empreendedorismo de seu quadro técnico, levou, em pouco tempo, ao seu reconhecimento como órgão geotécnico de excelência a nível mundial. A GEO-RIO é solicitada por municípios de todo o Brasil para atuar como consultora.

Além das obras, o órgão ficou responsável pelos levantamentos e cadastramentos das características geológico-geotécnicas dos solos, das rochas e das jazidas de materiais de construção e pelo licenciamento e fiscalização dos projetos contenção de encostas e de exploração de jazidas da iniciativa privada. A GEO-RIO também é responsável por licenciar as construções em área de encosta.

MISSÃO: Cuidar da manutenção e execução de obras; das vistorias em encostas, do licenciamento de obras e de exploração mineral, com foco na segurança dos cidadãos do Município do Rio de Janeiro.

VISÃO: Ser conhecida pela excelência de suas intervenções geotécnicas que proporcionam melhor qualidade de vida para a população.

A GEO-RIO é uma Fundação,  vinculada a Secretaria Municipal de Infraestrutura, responsável pela gestão do risco geológico-geotécnico, realizando intervenções públicas, licenciando e fiscalizando obras particulares e exploração mineral, com foco na segurança dos cidadãos do Município do Rio de Janeiro.

• ENDEREÇO DO ÓRGÃO:
    Campo de São Cristóvão, 268 – 1º e 3º andares
    São Cristóvão, Rio de Janeiro/RJ CEP: 20.921-440
    Tel. (21) 3878-7878

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

E-MAIL PARA CONTATO

georiogab@gmail.com

ascominfraestrutura.rio@gmail.com

• DÚVIDAS, SERVIÇOS, INFORMAÇÕES OU DENÚNCIAS:
    ligue 1746 ou (21) 3460-1746, quando estiver em uma Cidade com o código de área diferente do 21.

PORTAL:
    www.1746.rio